Amamentar dois – e agora?

medelasns

Aprendi muito nos primeiros meses. Antes de mais percebi que a grande maioria dos factos que sempre ouvi dizer sobre amamentação era… Mito!
Não há leite fraco.
Não há falta de leite, há apenas pouca estimulação. Regra geral, claro. Há excepções.
Não tenham medo, isto da natureza é qualquer coisa. Ela sabe mesmo o que faz. Dá o que o bebé precisa, à hora que precisa. Claro que, com dois, pode precisar de alguma ajudinha. E de um estímulo extra!

Amamentar com frequência e usar a bomba de extracção de leite são a regra para um bebé satisfeito. Neste caso, dois. No meu caso optei pela eléctrica da Medela, e fiquei muito satisfeita. Claro que beber muita água faz bem e há alguns suplementos que dizem ajudar, como o Promil. Experimentar nao custa. Mesmo servindo apenas como efeito placebo, uma mãe que acredita e é feliz  e está calma é o melhor que se pode desejar.
É preciso estar preparado para tudo, se os bebés nascerem prematuros podem não ter ainda o reflexo de sucção e isso pode complicar – e não impedir – todo o processo de amamentação.
Por ser mais fácil pode acontecer a mais rápida adaptação ao biberão e não à mama.

Outro produto que pode facilitar a vida, no caso de estar complicada neste sentido, é o SNS da Medela. Basicamente é esta pequena garrafa onde se coloca leite materno ou de fórmula, com dois tubos agarrados. Os tubos colam-se ao mamilo (literalmente com fita-cola) para que o bebé pegue na mama e não desista porque vai sendo incentivado pelo leite que desce no recipiente. Confesso que a utilização não é muito prática (NADA!!!) mas funciona… Tive essa experiência com os meus e o importante é nao desistir.
E dormir sempre que possível. Acho que já tinha dito isto.
Durmam e tomem banho várias vezes por dia durante a gravidez.
De imersão. Duche. Que luxo.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *